DIRETORES E SUPERVISORES
ANEXO A - PARTE COMUM
I - LEGISLAÇÃO
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.
SÃO PAULO (Estado). Lei n° 15.667, de 12 de janeiro de 2015. Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC nº 4, de 19 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Portaria do Coordenador, de 14 de março de 2024. Dispõe sobre o Apoio Presencial para os Professores, em sala de aula, pelo Diretor Escolar/Diretor de Escola, Vice-Diretor Escolar, Coordenador de Gestão Pedagógica/Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC n° 38, de 3 de junho de 2024. Altera a Resolução SEDUC 4, de 19 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas.
II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II.
GESTÃO escolar e formação de gestores. Em aberto, Brasília, INEP, v. 17, n. 72, abr./jun. 2000.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021.
DIRETOR
ANEXO B - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
III - LIVROS E ARTIGOS
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010.
CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar; dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD; Salvador: Fundação Odebrecht, 2006.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FRESCHI, Elisandra Mottim; FRESCHI, Márcio. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. REI: Revista de Educação do IDEAU, Passo Fundo, IDEAU, v. 8, n. 18, 2013.
GOIS, Antônio. Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. São Paulo: Moderna, Santillana, 2020.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MURICI, Izabela Lanna; CHAVES, Neuza. Gestão para resultados na educação. 2. ed. São Paulo: Falconi, 2016.
PARO, Vitor. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: CCAP, 2011. (Cadernos do CCAP, 2).
SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
WALDHELM, Ana Cristina Prado de Oliveira; SOUZA, Andrea Paula. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, CESGRANRIO, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
SUPERVISOR
ANEXO C - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
III - LIVROS E ARTIGOS
ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 11-55.
ALARCÃO, Isabel. A supervisão no campo educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2020. (Educação e Formação, Cadernos Didáticos, 8).
ALVES, Nilda (coord.). Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, v. 2, n. 3, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 10 e 11.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2018.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
POSSANI, Lourdes de Fátima Paschoaletto; ALMEIDA, Júlio Gomes; SALMASO, José Luís (org.). Ação supervisora: tendências e práticas. Curitiba: CRV, 2012.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2013.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 9. ed. Campinas: Papirus, 2001.
SANTOS, Sandra; ARAÚJO, Luzia. Supervisão e inclusão: interfaces no ISERJ. In: RANGEL, Mary; FREIRE, Wendel (org.). Supervisão Escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 123-142.
SILVA JUNIOR, Celestino Alves da (org.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 2004. Cap. 3 e 4.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I E II
ANEXO D - PARTE COMUM
I – LEGISLAÇÃO
BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d].
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d].
BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
BRASIL. Lei nº. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a lei de Migração.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.
II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021.
III – LIVROS E ARTIGOS
AZAMBUJA, Celso Candido de, SILVA, Gabriel Ferreira da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filososfia Unisinos, São Leopoldo, Unisinos, v.25, n.1, jan/abr. 2024.
CARVALHO, Maria do Carmo Brandt de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, n. 3, 2007.
CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
ANEXO E - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
I - LIVROS E ARTIGOS
BARROS, Maria Isabel A. (org.). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018. 113p.
BOTÃO. Ubirajara dos Santos; SILVA, Silvane. Narrativas Quilombolas. São Paulo: SE, 2017. p. 38-55.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
KLEIMAN, Ângela B. et al. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 4ª Parte, cap. III.
LERNER, Délia. É possível ler na escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 2. Brasília: MEC, 2001. p. 18-41.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion Passos. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica. 2019.
WEIZ, Telma. Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 1. Brasília: MEC, 2001. p. 94 – 104.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo. Peirópolis: 2016.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.