Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 2)
ECA (Artigos 1º a 6º)
ECA (Artigos 15º a 18º)
ECA (Artigos 25º a 32º)
ECA (Artigos 60º a 69º)
ECA (artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140)
MEC - Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 1)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 2)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 1)
Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências
Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 - Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução Nº 3/2018 - Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Parecer CNE/CP nº 15/2018 - Instituição da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e orientação aos sistemas de ensino e às instituições e redes escolares para sua implementação, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino, nos t
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (CONSED), UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME), MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Frente de Trabalho da Base Nacional Docente - Referenciais Profissionais Docentes para Formação Continuada. Brasília: Consed/ Undime/MEC, 2019
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (CONSED), UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME) - Anexo Proposta de Matriz de Desenvolvimento Profissional Docente - BNC - Formação Continuada na Prática: Implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais. Brasília: Consed/ Undime, 2021
MEC - Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania (caderno 1, parte II)
Ação Educativa - Indicadores da qualidade na educação
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SEESP (Estado) - Matrizes de referência para avaliação - Documento básico (SARESP)
SÃO PAULO. Secretaria da Educação - Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação.
LIVE - Reflexões Pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas
São Paulo - Política de Educação Especial do estado de SP
Currículo Paulista do Ensino Fundamental
Currículo Paulista do Ensino Médio
A Educação Interdimensional
Por dentro da Pedagogia da Presença
Os 4 (ou seriam 7) pilares da Educação
10 maneiras de se trabalhar o Protagonismo Juvenil
Lei nº 7.398 de 4-11-198 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes
Lei Complementar 444 de 27-12-1985 - Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista
São Paulo (Estado) - Plano Estadual da Educação (2014-2024)
São Paulo (Estado) - Decreto nº 57.571 de 02/12/2011 - Institui o Programa ?Educação Compromisso de São Paulo?
Resolução nº 1 de 27/10/2020 - Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada)
Lei 15.667 de 12/01/2015 ? Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados
Decreto nº 55.588 de 17/03/2010 - Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo
SÃO PAULO - Decreto nº 59.354 de 15 de julho de 2013 que dispõe sobre o Programa Ensino Integral.
Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - Artigos 5º, 6º; 205 a 214.
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 ? Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
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MEC - Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação básica, modalidade educação especial
Resolução de 17/06/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e para a Cultura Afro-Brasileira e Africana
Lei nº 12764 de 2012 - Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Brasil - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Lei nº 12764 de 2012 - Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo
Programa Nacional em Direitos Humanos - Eixo V
Resolução de 18/02/2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)
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MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)
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MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1
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Parâmetros Curriculares Nacionais
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 1)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 2)
BRASIL - Lei 13146 de 6/07/15 - Estatuto da Pessoa com Deficiência
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PARECER CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica, DOT Ensino Fundamental e Médio - Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria: elementos conceituais e metodológicos para a construção dos direitos de aprendizagem do Ciclo
São Paulo: SME/DOT, 2016 - Currículo integrador da infância paulistana
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Educação Integral: política São Paulo educadora
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Vulnerabilidade e educação
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Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Orientações para atendimento de estudantes: transtorno do espectro do autismo. São Paulo: SME / COPED, 2021
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica, Currículo da cidade - Povos Migrantes: orientações pedagógicas
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Retratos da EJA em São Paulo: história e relatos de práticas
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas
Currículo do Município de São Paulo (Parte 1)
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Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
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Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições
Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas
Maria Teresa Eglér Mantoan - Abrindo as escolas às diferenças
Jaqueline Moll-Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos
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Ilma Passos Alencastro Veiga - Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível
Selma Garrido Pimenta - A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau
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Edson Silva - Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes
São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Pedagógica - Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações. São Paulo: SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v.1)
Guacira Lopes Louro - Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista
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Silvio Almeida - Racismo Estrutural
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Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico
Maria Teresa Eglér Mantoan - Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan - Caminhos pedagógicos da educação inclusiva; na obra: Roberta Gaio, Rosa Gitana Krob Meneghetti - Caminhos pedagógicos da Educação Especial
Ilma Passos Alencastro Veiga, Marília Fonseca, Benigna Maria de Freitas Villas Boas - As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola
Miguel Arroyo - Currículo, território em disputa
Maria Helena G. de Castro - Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais
Antoni Zabala e Laia Arnau - Como aprender e ensinar competências
Vera Candau-Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença.
A Integração do currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais
Renato Ubirajara dos Santos Botão e Silvane Silva - Narrativas Quilombolas
Jerá Guarani - Tornar-se selvagem
Pedro Reis - Observação de Aula e Avaliação do Desempenho Docente
Roxane Rojo - Pedagogia dos Multiletramentos
LIVE - Célia Senna - Metodologias Ativas de Aprendizagens
Antoni Zabala e Laia Arnau - Métodos para Ensinar Competências
Maurice Tardif - Saberes Docentes e Formação Profissional
Doug Lemov - A Aula Nota 10
Doug Lemov - A Aula Nota 10 3.0
Doug Lemov - A Aula Nota 10 3.0
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Jean Piaget por Yves de La Taille
Antonio Sérgio Gonçalves - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral
Cecília Queiroz e Filomena Moita - Fundamentos sócio-filosóficos da educação
Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos
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Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
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Dermeval Saviani - Histórias das ideias pedagógicas no Brasil
Maria Carmem Silveira Barbosa, Ana Lucia Goulart de Faria, Suely Amaral Mello - Documentação pedagógica: teoria e prática
Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem
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Dermeval Saviani - Escola e Democracia
Celina Alves Arêas - A função social da escola
Edilene Ropoli - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva
MEC - Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade
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Michele Pereira Oliveira - Educação Inclusiva
Rosita Edler Carvalho - Educação Inclusiva
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Conselho Nacional de Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível
Jefferson Mainardes - A organização da escolaridade em Ciclos
José C. Libâneo, João Oliveira e Mirza Toschi - Educação escolar: políticas, estrutura e organização
José Carlos Libâneo - Organização e gestão da escola: teoria e prática
Lei 15.667 de 12/01/2015 ? Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados
Alicia Bonamino e Sandra Zákia Sousa - Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil
Celso Vasconcellos - Avaliação concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar
Domingos Fernandes - Avaliação, aprendizagens e currículo: para uma articulação entre investigação
Fúlvia Rosemberg - Políticas de Educação Infantil e avaliação
José Eustáquio Romão - Avaliação Dialógica: desafios e perspectiva
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
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Luiz Carlos de Freitas - Avaliação educacional: caminhando na contramão
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
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Danilo Gandin e Luís Armando Gandin - Temas para um Projeto Político-Pedagógico
Maria Lúcia de Gonçalves Rezende - A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico
Paulo Roberto Padilha - Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógicos
Délia Lerner - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
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Telma Weisz - O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Antoni Zabala - A Prática Educativa
José M. Moran, Marcos T. Masseto, Marilda A. Behrens - Novas tecnologias e mediação pedagógica
José Moran - A aprendizagem de ser educador.
José Moran - Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
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Celso Vasconcellos - Construção do conhecimento em sala de aula
Júlio Groppa Aquino - Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
José Carlos Libâneo - Didática
Metodologias, Estratégias de Ensino, Recursos Didáticos e Intervenções Pedagógicas
Danilo Gandin - O Planejamento como Prática Educativa
José M. Moran, Marcos T. Masseto, Marilda A. Behrens - Novas tecnologias e mediação pedagógica
Maria E. Almeida e Maria da G. Silva - Currículo, tecnologia e cultura digital: web currículo
O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.
Avaliação da Aprendizagem: Cipriano Carlos Luckesi
Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico
Avaliação da Aprendizagem: Cipriano Carlos Luckesi
Maria Estrela Araújo Fernandes - Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?
MÓDULO 4.1 - Acento, pra que te quero?
Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).
Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).
MÓDULO 4.2 - As palavras e seus significados.
Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).
Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).
MÓDULO 4.3 - Morfologia: a família!
Substantivos - Classificação (parte 1)
Gênero dos substantivos (parte 2)
Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)
Grau dos substantivos (parte 4)
Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)
Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)
Artigo; Numeral (parte 7)
Pronome (parte 8)
Pronomes pessoais (parte 9)
Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)
Pronome oblíquo tônico (parte 11)
Pronome reflexivo (parte 12)
Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)
Pronomes possessivos (parte 14)
Pronomes demonstrativos (parte 15)
Pronomes indefinidos (parte 16)
Pronomes Relativos (parte 17)
Pronomes Interrogativos (parte 18)
Verbos (parte 19)
Verbos (parte 20)
Vozes dos Verbos (parte 21)
Advérbios (parte 22)
Preposições (parte 23)
Conjunções (parte 24)
Interjeições (parte 25)
MÓDULO 4.4 - Onde fica o pronome?
Colocação pronominal.
MÓDULO 4.5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!
Concordância nominal (Parte 1)
Concordância nominal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 1)
Concordância verbal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 3)
MÓDULO 4.6 - A relação de amor entre regentes e regidos.
Regência Nominal.
Regência Verbal.
MÓDULO 4.7 - Vamos a ela, à famosa...
Crase (Parte 1)
Crase (Parte 2)
Crase (Parte 3)
Crase (Parte 4)
Crase (Parte 5)
MÓDULO 4.8 - Pontuar é preciso.
Pontuação.
MÓDULO 4.9 - Nossa língua inculta e bela!
Ortografia oficial.(Parte 1)
Novo acordo ortográfico.(Parte 2)
MÓDULO 4.10 - Indispensável: compreenda e interprete.
Compreensão e interpretação de textos.
01 - Conjuntos Núméricos I (Teoria).
02 - Conjuntos Núméricos I (Exercícios).
03 - Conjuntos Núméricos II (Teoria).
04 - Conjuntos Núméricos II (Exercícios).
05 - Conjuntos Núméricos III (Teoria).
06 - Conjuntos Núméricos III (Exercícios).
07 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Teoria).
08 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Exercícios).
09 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Teoria).
10 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Exercícios)
11 - Porcentagem (Teoria)
12 - Porcentagem (Exercícios)
13 - Razão e Proporção (Teoria)
14 - Razão e Proporção (Exercícios)
15 - Regra de Três Simples (Teoria)
16 - Regra de Três Simples (Exercícios)
17 - Regra de Três Composta (Teoria)
18 - Regra de Três Composta (Exercícios)
19 - Equação do 1º Grau (Teoria)
20 - Equação do 1º Grau (Exercícios)
21 - Equação do 2º Grau (Teoria)
22 - Equação do 2º Grau (Exercícios)
23 - Sistemas de Equação do 1º grau (Teoria)
24 - Sistemas de Equação do 1º grau (Exercícios)
25 - Tabelas e Gráficos (Teoria)
26 - Tabelas e Gráficos (Exercícios)
27 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Teoria)
28 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Exercícios)
29 - Geomatria I (Teoria)
30 - Geomatria I (Exercícios)
31 - Geomatria II (Teoria e Exercícios)
32 - Teorea de Pitágoras (Teoria e Exercícios)
33 - Teorema de Tales (Teoria e Exercícios)