Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 1)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 2)
ECA (Artigos 1º a 6º)
ECA (Artigos 15º a 18º)
ECA (Artigos 25º a 32º)
ECA (Artigos 60º a 69º)
ECA (artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140)
MEC - Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - Artigos 5º, 6º; 205 a 214.
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 1)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 2)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 ? Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
MEC - Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação
MEC - Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação básica, modalidade educação especial
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Parecer CNE/CP nº 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
PARECER CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
Resolução de 17/06/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e para a Cultura Afro-Brasileira e Africana
Parecer do CNE nº 36-01 - Diretrizes Operacionais para a Educação Básica no Campo
Resolução nº1 de 03-04-02-Institui Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo
Parecer CNE/CP nº 15/2018 - Instituição da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e orientação aos sistemas de ensino e às instituições e redes escolares para sua implementação, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino, nos t
Resolução 68237 da ONU - Proclamação da Década Internacional de Povos Afrodescendentes.
Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
BRASIL - Lei 13146 de 6/07/15 - Estatuto da Pessoa com Deficiência
Brasil - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Programa Nacional em Direitos Humanos - Eixo V
Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências
Parâmetros Curriculares Nacionais
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998
MEC - A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
MEC - A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 2)
Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Resolução de 17/06/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e para a Cultura Afro-Brasileira e Africana
Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 - Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 1)
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
CAMPINAS - Estatuto do Servidor Público - Lei Municipal nº 1.399 (Artigos 15,184 a 204)
CAMPINAS - Lei nº 12.501 de 13-03-2006 - Institui o Sistema Municipal de Ensino.
CAMPINAS - Lei nº 6.662 de 1991 - Dispõe sobre a criação do Conselho de Escola nas escolas
CAMPINAS - Lei nº 12.987 de 28-06-07 - Dispõe sobre o plano de cargos, carreiras do Magistério
CAMPINAS - Resolução nº 14-2014 - Estabelece as diretrizes para da Avaliação Institucional
Márcia Ângela da S. Aguiar - Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento
O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.
José Moran - Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
José Moran - Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
José M. Moran, Marcos T. Masseto, Marilda A. Behrens - Novas tecnologias e mediação pedagógica
Maria E. Almeida e Maria da G. Silva - Currículo, tecnologia e cultura digital: web currículo
O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.
Demétrio Delizoicov e José André Angotti - Metodologia do ensino de Ciências
Edilene Ropoli - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva
Jane M. Castro e Marilza Regattieri - Interação escola família: subsídios para práticas escolares
Yves L. Taille, Heloisa Dantas; Marta de Oliveira - Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenética
Roseli Ap. Cação Fontana - Mediação Pedagógica em sala de aula
Lenise Aparecida Martins Garcia - Transversalidade e Interdisciplinaridade
Lenise Aparecida Martins Garcia - Transversalidade e Interdisciplinaridade
Jane M. Castro e Marilza Regattieri - Interação escola família: subsídios para práticas escolares
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Zélia Jófoli - A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade
CINEDUCAÇÃO - Clovis de Barros Filho: As Teorias da Educação
Délia Lerner - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
Délia Lerner - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
José Carlos Libâneo - Educação escolar: políticas, estrutura e organização
Bernadete Gatti - Formação de professores
HELOÍSA LÜCK - EM ABERTO: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE GESTORES
Luiz Carlos de Freitas - Em Direção a uma Política para a Formação de Professores
Heloísa Dupas Penteado - Metodologia de História e Geografia
Kátia Stocco Smole e Letícia Portieri Monteiro - Um caminho para atender às diferenças na escola
Délia Lerner - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
Délia Lerner - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
São Paulo (Estado) - Programa Ler e Escrever e EMAI
Claude Lessard e Maurice Tardif - O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência
Celso Vasconcellos - Construção do conhecimento em sala de aula
Telma Weisz - O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Dermeval Saviani - Escola e Democracia
Educação e Democracia. A Práxis de Paulo Freire em São Paulo
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Celina Alves Arêas - A função social da escola
José Carlos Libâneo - Didática
Metodologias, Estratégias de Ensino, Recursos Didáticos e Intervenções Pedagógicas
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
Danilo Gandin e Luís Armando Gandin - Temas para um Projeto Político-Pedagógico
Danilo Gandin - O Planejamento como Prática Educativa
Ilma Passos Alencastro Veiga - Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível
Maria Lúcia de Gonçalves Rezende - A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico
Paulo Roberto Padilha - Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógicos
Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas
Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições
Avaliação da Aprendizagem: Cipriano Carlos Luckesi
Alicia Bonamino e Sandra Zákia Sousa - Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil
Celso Vasconcellos - Avaliação concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar
Domingos Fernandes - Avaliação, aprendizagens e currículo: para uma articulação entre investigação
Fúlvia Rosemberg - Políticas de Educação Infantil e avaliação
Luiz Carlos de Freitas - Avaliação educacional: caminhando na contramão
Maria Estrela Araújo Fernandes - Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?
MEC - Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade
MEC - Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade
Emilia Ferreiro - Importância da criança escrever conforme suas ideias
MEC - A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
Emilia Ferreiro - Cisão entre alfabetização e letramento
Emília Ferreiro - Reflexões sobre alfabetização
MEC - Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa
MEC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
MEC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem
Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem
Emília Ferreiro - Com todas as letras
Emilia Ferreiro - Leitura e escrita na Educação Infantil
Emília Ferreiro - Reflexões sobre alfabetização
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Telma Pileggi Vinha - O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista
Rosita Edler Carvalho - Educação Inclusiva
Jaqueline Moll - Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos
Jaqueline Moll-Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
Humberto Maturana - Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano
José C. Libâneo, João Oliveira e Mirza Toschi - Educação escolar: políticas, estrutura e organização
Maria Teresa Eglér Mantoan - Abrindo as escolas às diferenças
Daniela Pereira de Moura - Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
Daniela Pereira de Moura - Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
Isabel Alarcão - Professores reflexivos em uma escola reflexiva
José Contreras - A autonomia de professores
Rubem Alves - A escola ideal e o papel do professor
Rubem Alves - O aluno, o professor, a escola
Vasco Pedro Moretto - Educar para competências: o desafio do professor no novo contexto social
Délia Lerner - A matemática na escola: aqui e agora
Daniela Auad - Educar meninas e meninos ? relações de gênero na escola
Daniela Finco, Fabiana de Oliveira - A Sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de Educação Infantil
Terezinha Rios - Ética e Competência
José Gimeno Sacristàn e Ángel Pérez Gómez - Compreender e transformar o ensino
Cândido Alberto Gomes - A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola
Antonio Sérgio Gonçalves - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral
Cecília Queiroz e Filomena Moita - Fundamentos sócio-filosóficos da educação
Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos
Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos
Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
Dermeval Saviani - Histórias das ideias pedagógicas no Brasil
Maria Carmem Silveira Barbosa, Ana Lucia Goulart de Faria, Suely Amaral Mello - Documentação pedagógica: teoria e prática
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Brasil - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Lei nº 12764 de 2012 - Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo
Parecer CNE/CP nº 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
PARECER CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
Programa Nacional em Direitos Humanos - Eixo V
Vera Candau-Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença.
Vera Candau-Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença.
Maria Teresa Eglér Mantoan - Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?
Michele Pereira Oliveira - Educação Inclusiva
Maria Teresa Eglér Mantoan - Caminhos pedagógicos da educação inclusiva; na obra: Roberta Gaio, Rosa Gitana Krob Meneghetti - Caminhos pedagógicos da Educação Especial
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Conselho Nacional de Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução de 17/06/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e para a Cultura Afro-Brasileira e Africana
Resolução de 18/02/2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
Resolução nº 1 de 27/10/2020 - Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada)
Resolução Nº 3/2018 - Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Jefferson Mainardes - A organização da escolaridade em Ciclos
José Carlos Libâneo - Organização e gestão da escola: teoria e prática
Lei 15.667 de 12/01/2015 ? Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados
Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico
José Eustáquio Romão - Avaliação Dialógica: desafios e perspectiva
Ilma Passos Alencastro Veiga, Marília Fonseca, Benigna Maria de Freitas Villas Boas - As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola
Maria Lúcia de Gonçalves Rezende - A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 1)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 2)
ECA (Artigos 1º a 6º)
ECA (Artigos 15º a 18º)
ECA (Artigos 25º a 32º)
ECA (Artigos 60º a 69º)
ECA (artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140)
Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1
Parâmetros Curriculares Nacionais
Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn - Projetos Pedagógicos na educação infantil (Parte 1)
Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn - Projetos Pedagógicos na educação infantil (Parte 2)
Vitor da Fonseca - Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem
MÓDULO 4.1 - Acento, pra que te quero?
Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).
Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).
MÓDULO 4.2 - As palavras e seus significados.
Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).
Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).
MÓDULO 4.3 - Morfologia: a família!
Substantivos - Classificação (parte 1)
Gênero dos substantivos (parte 2)
Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)
Grau dos substantivos (parte 4)
Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)
Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)
Artigo; Numeral (parte 7)
Pronome (parte 8)
Pronomes pessoais (parte 9)
Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)
Pronome oblíquo tônico (parte 11)
Pronome reflexivo (parte 12)
Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)
Pronomes possessivos (parte 14)
Pronomes demonstrativos (parte 15)
Pronomes indefinidos (parte 16)
Pronomes Relativos (parte 17)
Pronomes Interrogativos (parte 18)
Verbos (parte 19)
Verbos (parte 20)
Vozes dos Verbos (parte 21)
Advérbios (parte 22)
Preposições (parte 23)
Conjunções (parte 24)
Interjeições (parte 25)
MÓDULO 4.4 - Onde fica o pronome?
Colocação pronominal.
MÓDULO 4.5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!
Concordância nominal (Parte 1)
Concordância nominal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 1)
Concordância verbal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 3)
MÓDULO 4.6 - A relação de amor entre regentes e regidos.
Regência Nominal.
Regência Verbal.
MÓDULO 4.7 - Vamos a ela, à famosa...
Crase (Parte 1)
Crase (Parte 2)
Crase (Parte 3)
Crase (Parte 4)
Crase (Parte 5)
MÓDULO 4.8 - Pontuar é preciso.
Pontuação.
MÓDULO 4.9 - Nossa língua inculta e bela!
Ortografia oficial.(Parte 1)
Novo acordo ortográfico.(Parte 2)
MÓDULO 4.10 - Indispensável: compreenda e interprete.
Compreensão e interpretação de textos.
01 - Conjuntos Núméricos I (Teoria).
02 - Conjuntos Núméricos I (Exercícios).
03 - Conjuntos Núméricos II (Teoria).
04 - Conjuntos Núméricos II (Exercícios).
05 - Conjuntos Núméricos III (Teoria).
06 - Conjuntos Núméricos III (Exercícios).
07 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Teoria).
08 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Exercícios).
09 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Teoria).
10 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Exercícios)
11 - Porcentagem (Teoria)
12 - Porcentagem (Exercícios)
13 - Razão e Proporção (Teoria)
14 - Razão e Proporção (Exercícios)
15 - Regra de Três Simples (Teoria)
16 - Regra de Três Simples (Exercícios)
17 - Regra de Três Composta (Teoria)
18 - Regra de Três Composta (Exercícios)
19 - Equação do 1º Grau (Teoria)
20 - Equação do 1º Grau (Exercícios)
21 - Equação do 2º Grau (Teoria)
22 - Equação do 2º Grau (Exercícios)
23 - Sistemas de Equação do 1º grau (Teoria)
24 - Sistemas de Equação do 1º grau (Exercícios)
25 - Tabelas e Gráficos (Teoria)
26 - Tabelas e Gráficos (Exercícios)
27 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Teoria)
28 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Exercícios)
29 - Geomatria I (Teoria)
30 - Geomatria I (Exercícios)
31 - Geomatria II (Teoria e Exercícios)
32 - Teorea de Pitágoras (Teoria e Exercícios)
33 - Teorema de Tales (Teoria e Exercícios)