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CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO (PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL)


Regina Medes
A Regina Mendes fez dois cursos conosco e recomenda bastante, pois o ajudaram bastante na carreira de diretora dela!
Veja o vídeo desse DepoimentoMirian Magnani
A Mirian Magnani fez dois cursos em nossa plataforma e elogiou toda a didática e o método Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoMaria Rita Fernandes
A Maria Rita Fernandes conheceu a Phronesis na internet e, com nosso método de estudos, empolgou-se e voltou a ter gosto pelos estudos!
Veja o vídeo desse DepoimentoLilian Medeiros
A Lilian Medeiros foi aprovada no Concurso Público para Diretor de Escola do estado de SP utilizando a Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoJúlio Cesar dos Reis
O Júlio Cesar dos Reis fez dois cursos na Phronesis, passou em 5º lugar no concurso de Diretor e disse que foi fantástica a sua experiência!
Veja o vídeo desse DepoimentoThiago Calegari
O Thiago Calegari fez o curso na Phronesis utilizando o método Engenharia do Acerto e hoje é Diretor!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Olivares
A Regina Olivares fez o curso aqui na Phronesis e recomenda, pois foi um curso muito bom, que ajudou ela bastante, e recomenda a plataforma!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Medes
A Regina Mendes fez dois cursos conosco e recomenda bastante, pois o ajudaram bastante na carreira de diretora dela!
Veja o vídeo desse DepoimentoMirian Magnani
A Mirian Magnani fez dois cursos em nossa plataforma e elogiou toda a didática e o método Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoMaria Rita Fernandes
A Maria Rita Fernandes conheceu a Phronesis na internet e, com nosso método de estudos, empolgou-se e voltou a ter gosto pelos estudos!
Veja o vídeo desse DepoimentoLilian Medeiros
A Lilian Medeiros foi aprovada no Concurso Público para Diretor de Escola do estado de SP utilizando a Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoJúlio Cesar dos Reis
O Júlio Cesar dos Reis fez dois cursos na Phronesis, passou em 5º lugar no concurso de Diretor e disse que foi fantástica a sua experiência!
Veja o vídeo desse DepoimentoThiago Calegari
O Thiago Calegari fez o curso na Phronesis utilizando o método Engenharia do Acerto e hoje é Diretor!
Veja o vídeo desse DepoimentoConstituição da República Federativa do Brasil de 1988 – artigos 5, 37, 38, 39 ,40, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214 ao 229.
Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 136 a 137.
Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 – Dispõe sobre a língua brasileira de sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23.
Lei Federal nº 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal nº 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013 – Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Cap IV. Lei Federal nº 14.191 de 03/08/2021 – inclui o capítulo V-A, na Lei 9394/96, que trata da Educação Bilíngue para Surdos.
Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Parecer CNE/CEB nº 2/2007, 31/01/2007 – Parecer quanto à abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI, Capítulo 1, artigos 200 a 211. São Paulo, 1990.
Lei nº 8.989, de 29/10/1979. Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de São Paulo. São Paulo, 1979.
Lei nº 14.660, de 26 de dezembro de 2007. Dispõe sobre alterações das Leis nº 11.229, de 26 de junho de 1992, nº 11.434, de 12 de novembro de 1993 e legislação subsequente, reorganiza o Quadro dos Profissionais de Educação, com as respectivas carreiras, criado pela Lei nº 11.434, de 1993, e consolida o Estatuto dos Profissionais da Educação Municipal. São Paulo, 2007.
Lei nº 16.271, de 17/09/2015 – Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo.
Decreto nº 54.453 de 10/10/2013. Fixa as atribuições dos Profissionais de Educação que integram as equipes escolares das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Decreto nº 54.452, de 10/10/13 – Institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo.
Decreto nº 56.560 de 28 de outubro de 2015. Dispõe sobre a criação da Comissão de Mediação de Conflitos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Decreto nº 57.379, de 13/10/2016 – Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Decreto nº 57.533, de 15/12/2016 – Regulamenta a Lei nº 16.478, de 8 de julho de 2016, que institui a Política Municipal para a População Imigrante.
Recomendação CME nº 07/2021 – Busca Ativa Escolar.
Recomendação CME nº 02/2022 – Diretrizes Gerais para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com abordagem específica na Rede Municipal de São Paulo.
Portaria n° 5930/13, de 14/10/2013 – Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo.
Portaria nº 8.764, de 23/12/2016 – Regulamenta o Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016, “Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Portaria nº 8.824, de 30/12/2016 – Institui, no âmbito da secretaria municipal de educação o “PROJETO REDE”, integrando os serviços de apoio para educandos e educandas, público-alvo da educação especial, nos termos do decreto nº 57.379, de 13/10/16, e dá outras providências.
Instrução Normativa SME nº 20, de 26/06/2020 – Estabelece procedimentos para comunicar ao conselho tutelar, vara da infância e juventude os casos de suspeita ou confirmação de violência aos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.
Instrução Normativa SME Nº 24, de 04/09/2023 – Amplia a abrangência do Programa “São Paulo Integral – SPI”, instituído pela Portaria SME nº 7.464, de 2015, nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS, Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMS e Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos – EMEBSs da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
São Paulo (SP). Orientação normativa nº 01: avaliação na educação infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME/DOT, 2014.
____________. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015.
____________. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015.
____________. Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2016.
____________. Currículo da cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
____________. Currículo da Cidade: Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019.
____________. Orientação Normativa de educação alimentar e nutricional para Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED/CODAE, 2020.
____________. Educação Integral: Política São Paulo educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020.
____________. Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/COPED, 2020.
____________. Orientação Normativa de registros na Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2020.
____________. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 3).
____________. Orientações para atendimento de estudantes: Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: SME/COPED, 2021.
____________. Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME / COPED, 2021.
____________. Currículo da cidade: educação antirracista: orientações pedagógicas : povos afro-brasileiros. São Paulo: SME / COPED, 2022.
APPEL, G.; DAVID, M. Maternagem insólita. 1. ed. São Paulo, SP: Omnisciência, 2021. Prefácio, págs. 9-32; 65 -82; 83-105.
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CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil. São Paulo: Contexto, 1998.
FALK, J. (org). Educar nos três primeiros anos: a experiência Pikler-Lókzy. 3. ed. São Carlos, SP: Pedro & João, 2021.
FOCHI, P. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. Capítulos 1 e 2.
FREITAS, M. C. de. O aluno-problema forma social, ética e inclusão. São Paulo: Cortez, 2012.
FREITAS, A. V. C.; PELIZON, M.H.; CHAVES, R.S.L. Olhares em diálogo na Educação Infantil – Aproximações com a abordagem de Emmi Pikler. Porto Alegra: Sá editora, 2018. Págs.: 55 -63; 91- 96; 151- 159.
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020.
GOBBI, M. A.; PINAZZA, M.A. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. Capítulo 2.
GONZALEZ-MENA, J.; EYER, D.W. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. 9ª Ed. Porto Alegre: Penso, 2014. Capítulos 2, 3, 7, 10 e 11.
HOYUELOS, Alfredo; RIERA, Maria Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. São Paulo: Ed. Phorte, 2019. Capítulos 4 e 5.
KÁLLÓ, E. K.; BALOG, G. As origens do brincar livre. Coleção 1ª Infância: educar de 0 a 6. Ed: Omnisciência. 1ª Edição, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARTINS FILHO, Altino José (org.). Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2016. Capítulos 2,3 e 6.
MELLO, Suely Amaral. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo – SME/DOT, n. 3, p. 46-53, 2014. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Magisterio_3.pdf
TUBENCHLAK, D. Arte com bebês. São Paulo: Panda Books, 2020.
ULMANN, Anne-Lise; BROUGÈRE, Gilles (orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores associados, 2012.
Como escrever uma Dissertativa
Os cuidados na hora de se escrever uma Dissertativa.
Correções de questões Dissertativas (parte 1)
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Questões sobre Estudos de Casos
Daniela Pereira de Moura - Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
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Aqui você aprenderá
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É historiador graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), educador com experiência profissional em escolas privadas, estaduais e integral do Estado de São Paulo (E.E Neusa Maria Nazatto de Carvalho, E.E. Ulisses de Oliveira Valente, E.E Dalva Lellis Garcia do Prado, E.E Dalva Vieira Itavo e Escola Maria Peregrina). O trabalho desenvolvido nestas escolas foi pautado na Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas e Haptonomia, a partir de sua experiência profissional criou o método “Os 3 PI’S” cujo enfoque se dá na aproximação da relação entre educador e aluno.
Uma empresa que atua na área educacional, através da formação de profissionais do magistério e também com a preparação dos mesmos em concursos públicos da área. Entusiasta da educação e desenvolvedor do Método “A Engenharia do Acerto”, direcionado a elevar o percentual de chances de aprovação dos alunos nos concursos públicos, é também o criador do Revolução Pedagógica, curso voltado à proporcionar melhorias no trabalho dos profissionais da educação nas instituições públicas ou privadas.
Resposta: As formas de investimento das assinaturas são: à vista (no PIX, boleto bancário, cartão de crédito, transferência online) ou a prazo, dividido no cartão de crédito em até 3 vezes para o plano TRIMESTRAL; 6 vezes para o plano SEMESTRAL e 12 vezes para o plano ANUAL.
Resposta: Você terá acesso a toda plataforma, bem como todos os conteúdos e cursos nela contidos e mais a Engenharia do Acerto de acordo com o tipo de assinatura escolhido. Acesso de 3 meses para o plano TRIMESTRAL, 6 meses para o plano SEMESTRAL e 12 meses para o Plano ANUAL.
Resposta: Sim! Você poderá mandar suas dúvidas sobre os conteúdos e cursos e ter suporte técnico e pedagógico com nosso time Phronesis durante toda a sua assinatura vigente, através do WhatsApp, e-mail e no chat exclusivo da plataforma.
Resposta: Todas os encontros (aulas) do curso são gravados e várias deles acontecem AO VIVO e ficam disponíveis apenas online. Não é possível fazer o download.
Importante: Pirataria é crime de violação de direito autoral e está prevista no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal Brasileiro.
Resposta: Sim. Quando o seu curso é concluído, você encontrará seu certificado na sua área restrita para poder salvar em seu computador e imprimir posteriormente.
Resposta: Após a aprovação do pagamento, você receberá um e-mail e uma mensagem no seu WhatsApp dizendo que os dados que você utilizou para realizar o seu cadastro (e-mail, telefone e senha) foram desbloqueados. Por isso, é importante que você cadastre um e-mail e telefone válidos. Procure por um e-mail (inclusive no spam) enviado pela Phronesis com o título: " Seus dados de acesso ao curso chegaram!".
Resposta: Para cada conteúdo do curso, você tem à disposição:
1) Uma videoaula;
2) Um resumo em PDF do conteúdo abordado na videoaula;
3) Exercícios de concursos públicos para resolução;
4) Uma Nuvem de Palavras com as principais Keywords do conteúdo analisado;
5) Um Mapa Mental (brainstorming);
6) Exercícios gerados pela IA;
7) Videoaula da Engenharia do Acerto (disponível em alguns conteúdos).
Resposta: Sim. Todos os materiais (exceto os vídeos) você poderá salvar em seu computador e imprimi-los.
Olá! Precisa de alguma ajuda?