Júlio Groppa Aquino - Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas

Nesse encontro apresentamos uma síntese da obra "Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas" de Júlio Groppa Aquino. Essa obra apresenta 10 textos de vários autores que retratam essa temática com enfoque distintos e nos apresenta alternativas tanto teóricas quanto práticas sobre o assunto.

Materiais Complementares:

 (1) Clique aqui para acessar o Prezi utilizado no encontro.

 (2) Clique aqui para acessar o Slide dessa obra.

Tempo Total: 01:41:30.

1 - No que tange ao juízo moral, de acordo com La Taille (1992), Durkheim afirma que:

(A) o educador precisa fazer uso de sanções, visando a condicionar as crianças a agirem corretamente por medo das consequências desagradáveis do castigo.
(B) a educação moral deve se restringir a uma aula específica, com professor de formação acadêmica em ciências humanas e sociais.
(C) o mestre deve impor uma determinada moral, sem abrir mão de sua autoridade e sem a necessidade de explicar as suas razões de ser.
(D) a sanção mais eficaz é o castigo corporal, que deverá ser aplicado de maneira fria pelo mestre, mas de forma moderada.
(E) o mestre deve ensinar uma moral precisa, a de sua sociedade, com exemplos e modelos, formando a criança a partir da moral como ela é ou tende a ser.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Ao discutir o fenômeno da indisciplina, Aquino (1996) apresenta a permeabilidade para a mudança e para a invenção como um dos principais requisitos de construção negociada na relação professor-aluno. Com relação a esse requisito, o autor afirma que o professor

(A) precisa adotar correções disciplinares em sala de aula, principalmente no que tange ao controle e ordenação do corpo e da fala.
(B) deve assumir a função de modelar moralmente os alunos, além de assegurar a observância dos preceitos legais.
(C) é obrigado, considerando o aluno concreto, a sondar novas estratégias, experimentações de diferentes ordens.
(D) pode assumir a tarefa de estruturação psíquica dos alunos, sendo ela prévia ao trabalho pedagógico.
(E) deve comportar-se como um superior hierárquico, autoridade em sala de aula responsável pela manutenção da disciplina.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Tarsila foi aprovada em concurso público e ingressou recentemente no quadro de professor de Educação Básica I. No entanto, ela confessou a uma colega que pensa em desistir da profissão devido à indisciplina exorbitante de seus alunos. A professora começou, então, a relatar situações de indisciplina vivenciadas em sala de aula, tais como bagunça, falta de limites, maus comportamentos, falta de respeito com as figuras de autoridade, etc. Para ela, a escola não é mais como antigamente e isso dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Essa compreensão da professora, à luz do texto A desordem na relação professor-aluno, de Julio Groppa Aquino (1996), é

(A) razoável, pois as correções disciplinares se fazem necessárias principalmente no que tange ao controle e à ordenação do corpo e da fala.
(B) correta, pois, se o aluno não tem o professor como modelo e figura de autoridade, o processo de ensino-aprendizagem fica comprometido.
(C) um mito, pois a escola de outrora era um espaço social pouco democrático.
(D) idílica, pois, atualmente, a ideia de ajustamento social e sujeito universal é mais predominante que outrora.
(E) correta, pois, nas escolas privadas onde os casos de indisciplina são menos gritantes, a aprendizagem é maior.


Comentários

Oi Alex, será disponibilizado o prezzi deste livro?

Nadir Fernandes comentado em: 09/09/2018

Muito boa a aula!!! Parabéns professor Alex.

Gislane Borges Teodoro Macedo comentado em: 09/09/2018

Opa....valeu pela força, que bom saber que agregou valor este encontro!

Alex respondido em: 03/10/2018

Gostei muito... Não consegui baixar este conteúdo...

Mabel Albieiro Couto Diniz comentado em: 02/09/2018

Olá Mabel, não é possível baixar os vídeos, mas somente os materias disponibilizados em prezi, slites e exercícios que você irá encontrar, mas para isso, você encontrará dentro do seu curso um tutorial de como baixar os arquivos, é só você assistir que conseguirá baixar os documentos. Um grande abraço e fique com Deus!

Alex respondido em: 07/09/2018

Obrigada, muito bom. Valeu

Eliana Thesolin comentado em: 29/08/2018

Opa! que bom que ajudou...

Alex respondido em: 07/09/2018

Ótimos comentários dos dez capítulos do livro "INDISCIPLINA NA ESCOLA". Assisti o vídeo duas vezes, deu para ter um bom entendimento da obra. Os exercícios também colaboraram para fixar mais os conteúdos estudados e praticar os distratores.

Valquíria Prado Bueno Palácio comentado em: 29/08/2018

Olá Valquíria, estou gostando de ver, seu empenho nos estudos, é por aí mesmo e que bom saber que o encontro sobre a obra do autor foi esclarecedor. Um grande abraço!

Alex respondido em: 07/09/2018

texto ruim de enxergar.

Evanilda de Godoi comentado em: 20/08/2018